top of page

Metodologia Florestal RMTerra 2.0

Atualizado: 1 de fev.



faixa de floresta sintrópica


Plantar árvores versus plantar florestas

As árvores plantadas próximas umas das outras não se tornam automaticamente uma floresta. Em muitos casos, nem sequer se ligam ou interagem entre si. As árvores de uma certa idade não se harmonizam com espécies de outras idades quando todas são plantadas na mesma época. Também não têm sombra nem alimentação das “árvores-mãe” que estão acima deles. As árvores têm necessidades específicas de luz ou sombra, pelo que muitas morrem rapidamente durante a plantação devido à exposição ao sol forte.


Quando as árvores crescem naturalmente numa floresta, seguem uma determinada linha temporal e têm um ciclo de vida específico. Se nem todos os ciclos de vida forem representados, o sistema fica preso na evolução e torna-se fraco e vulnerável. Principalmente as monoculturas de árvores causam mais danos do que benefícios, pois alteram o microclima e são propensas a incêndios e pragas. Do ponto de vista social, incentivar a plantação de árvores, especialmente nos países do terceiro mundo, pode retirar terras aráveis ​​para a produção de alimentos e ameaçar os meios de subsistência locais.


Uma floresta, pelo contrário, é um ser vivo, um ecossistema funcional com inúmeros atores acima e abaixo do solo. Uma floresta é um sistema dinâmico, evolutivo, resiliente e interligado de elevada complexidade. Começa em solo descoberto, onde os primeiros colonizadores preparam o solo para as espécies seguintes e novamente trabalham para criar as condições de vida de espécies mais exigentes.


Uma floresta é cultivada utilizando o poderoso processo de sucessão natural da natureza, que aumenta constantemente a quantidade e a qualidade de vida consolidada. Integra perfeitamente o ciclo de vida de cada espécie, as suas necessidades de nutrientes, luz ou sombra. Cada ator do sistema cumpre uma função específica para beneficiar o sistema como um todo. À medida que o sistema evolui, aumenta a sua biodiversidade em espécies visíveis e ocultas no seu código genético para as futuras florestas que evoluem após uma perturbação. A qualidade e a quantidade do solo estão a aumentar e com isso a fertilidade do local. É a resiliência cultivada. As florestas são o ventre das fontes; hospedam e limpam a nossa água potável. Além disso, as florestas são climaticamente ativas na forma como moldam o ciclo da água acima e abaixo do solo. E sim, também sequestram carbono. Sem água, o carbono não será suficientemente armazenado.

(...)


Comentários


bottom of page