top of page

Apresentação Moonglade - NFTs de reflorestação

Atualizado: 2 de fev.

Trees _ Art by Masholand
Trees _ Art by Masholand

Partilhamos aqui uma parte do artigo publicado pela RMRK acerca da sua parceria com a RMTerra, para reflorestar Portugal.


(Partilha de excerto do artigo original - traduzido)


Como organização ambientalmente consciente e em breve proprietária de terras, a RMRK contribuirá para a reflorestação de Portugal. Vamos também criar NFTs interessantes para que todos possam participar e demonstrar as características do protocolo NFT 2.0 da RMRK.


Motivação

As florestas são recursos cruciais para a produção e consumo sustentáveis, o alívio da pobreza, a segurança alimentar, a conservação da biodiversidade e as alterações climáticas. Os benefícios das florestas vão muito além dos limites florestais e ajudam a manter condições adequadas para a vida na Terra.


Existem muitas iniciativas de reflorestação no mundo. Variam em tamanho, objetivos e métodos. Escolher uma iniciativa não é uma tarefa fácil.


Algumas iniciativas são demasiado grandes para a implementação de NFTs. Outros são muito pequenos. Nem todas as iniciativas estão totalmente alinhadas com os nossos objetivos. Por exemplo, queríamos apoiar iniciativas que não só plantassem florestas, mas também cuidassem delas durante muito tempo. Queríamos ajudar a desenvolver ecossistemas diversificados e resistentes ao fogo. Ecossistemas que estejam o mais próximo possível dos ecossistemas florestais locais naturais e antigos. Ecossistemas que são também uma fonte de alimento para as pessoas que neles vivem. Por fim, queríamos ser capazes de integrar NFTs RMRK avançados e componíveis no núcleo da iniciativa para lhe dar mais valor e acesso a um maior número de colaboradores.


Seed Pounch _ Art by Masholand
Seed Pounch _ Art by Masholand
Forest Spirit _ Art by Masholand
Forest Spirit _ Art by Masholand














RMTerra


Foi por isso que escolhemos apoiar a Reflorestação Mãe Terra, uma iniciativa de reflorestação em Portugal. São únicos porque plantam florestas em terrenos agrícolas privados que sofreram com incêndios florestais e que agora não estão a ser utilizados.


Existem milhares de hectares destas terras em Portugal. Muitas destas áreas eram anteriormente plantações de eucalipto. Esta espécie não autóctone foi introduzida por razões agrícolas e industriais na segunda metade do século XX. As florestas de eucalipto cresceram e cobriram 900.000 hectares e continuaram a representar um risco de incêndio. Queimam com volatilidade incomum. Isto revelou-se catastrófico quando os incêndios florestais atingiram Portugal em 2017.


Quando uma terra sofre com um incêndio devastador, necessita de se curar e regenerar durante 3 a 4 anos. Depois desse período, as florestas começarão a crescer naturalmente. Se o ambiente circundante tiver uma floresta monocultora não nativa dominante, este tipo de floresta crescerá e o processo repetir-se-á. Agora é o momento certo para impedir que isso aconteça e ajudar Portugal a aumentar o número de florestas biodiversas e resistentes ao fogo.


Para o conseguir, a RMTera assina contratos de reflorestação de 25 a 50 anos com proprietários de terrenos agrícolas privados, desmatados, queimados ou ociosos. A RMTerra assume a obrigação de avaliar o terreno, projetar a estrutura da floresta, comprar as árvores, plantá-las e educar os proprietários sobre como cuidar da floresta, com inspeções ocasionais. Por outro lado, os proprietários ganham uma floresta que não só protege as suas terras dos incêndios e sustenta o ecossistema florestal, como também produz frutos. As florestas plantadas exigem cuidados constantes, mas também proporcionam benefícios para a saúde de quem participa. É por isso que a RMTerra reúne e educa os proprietários de terras e as comunidades locais sobre como cuidar das florestas.


Cada uma das árvores plantadas é rastreada individualmente. Sabemos a idade de cada árvore, espécie, localização, data de plantação, guardamos fotos e monitorizamos a sua vida. Isto dá mais trabalho do que o normal em iniciativas de reflorestação. Mas faz sentido porque esta terra é muito escassa e valiosa. Portugal, tal como o resto da Europa, construiu ou cultivou muitas terras, não restando muitas terras para florestas diversificadas. Para nós, na RMRK, isto representou um bom desafio e oportunidade.


Árvores de tokenização....


Continua a ler o artigo original: RMRK_RMTerra

Comentários


bottom of page